Música na Aldeia
A 8km da Cidade-Jardim encontra-se o Hotel Rural Vila Meã, acolhido pela natureza e paisagens fotográficas, que irá receber o evento Música na Aldeia, um projeto com a finalidade de promover os Ranchos Folclóricos e Bandas Filarmónicas da Região da Beira-Alta que mantêm vivas as tradições do folclore.
É através de live streaming que poderá marcar a sua presença no evento, no conforto do seu lar, e apreciar esta arte, contando com os nossos convidados para alegrar as suas tardes de domingo.
Os programas de live streaming trarão temas focados na história, vestuário, música, as diferenças regionais e o impacto social da cultura popular do folclore, não perca pitada e venha dar um pé de dança nos quatro domingos, dias 26 de setembro, 3, 10 e 17 de outubro, pelas 16h.
26 de setembro: Associativismo no Mundo Musical
A música e o associativismo são conceitos que se têm vindo a ligar ao longo dos anos, fomentando a criação de Ranchos Folclóricos e Bandas Filarmónicas que perduram durante gerações.
Venha conhecer as gentes da Associação de Danças e Cantares de Carragoso, o Grupo Folclórico “Leões da Beira” de Rio de Loba e o convidado João Silva, e conheça, também, as suas histórias cheias de tradição e cultura.
3 de outubro: A Cultura do Folclore
O Folclore não é apenas uma dança, é cultura e tradição, amizade e história.
O Grupo Folclórico da Associação de Moure de Madalena, o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros, o Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão” de Fagilde e o convidado António Lopes Pires, Presidente da Direção do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros, vêm abordar o tema da cultura do folclore com a mesma paixão que vivem esta bela tradição da Região da Beira Alta.
10 de outubro: A Música como Tradição
A tradição do folclore não se baseia apenas nas danças e nas histórias, estas só se completam na presença da música.
A Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, o músico Carlos Peninha e a Tuna e Grupo de Cantares “Amigos da Farra” são prova viva de que a tradição não é nada sem a música.
17 de outubro: Trajes – Identidade e Inspirações
Para além da dança e da música, os trajes são parte intrínseca e essencial da cultura do folclore. É através das vestimentas que os Ranchos e Bandas teletransportam as tradições para a atualidade, transmitindo inspiração e histórias de geração em geração. O Grupo Etnográfico “As Tricanas de Vildemoinhos”, o Rancho Folclórico da Freguesia de Cepões e a Designer Katty Xiomara transmitem os seus conhecimentos sobre os trajes tão importantes para esta cultura.